Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2007
Breve História dos Tractores em Ucraniano
O livro andava cá por casa há uns meses. Até já  tinha começado a dar-lhe uma vista de olhos mas, por isto ou por aquilo, foi ficando em lista de espera. Entretanto, outras mãos o conheceram, e os elogios foram unânimes. De maneira que, finalmente, lá foi.
E valeu a pena.
É um livro divertido, bem escrito e que aborda algumas questões interessantes, que têm a ver com a vida de duas gerações completamante diferentes de emigrantes de leste no Reino Unido. Uma que veio refugiada na época da Segunda Grande Guerra, e a actual que procura o estilo de vida ocidental, após a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética.
A autora – Marina Lewycka – é filha de ucranianos e nasceu num campo de refugiados no final da guerra ; cresceu em Inglaterra, onde vive e dá aulas numa universidade.
A história, passada precisamente em Inglaterra, gira à volta das peripécias da vida de um velho engenheiro de origem ucraniana, e do seu segundo casamento com uma muito mais nova mulher, também ucraniana, à procura de uma forma de legalizar a sua permanência no país. Cá estão as duas gerações de emigrantes. A juntar a isto, temos as duas filhas do engenheiro e os respectivos conflitos familiares, entre elas, e com o próprio pai. Mas acima de tudo com Valentina, que consideram uma oportunista a querer aproveitar-se de uma certa ingenuidade do pai, viúvo da mãe delas, há relativamente pouco tempo.
Ao longo da narrativa, vão sendo intercaladas algumas referências ao passado, por forma a  ficarmos a conhecer as origens do engenheiro Nikolai e o desenrolar da sua vida, ainda na companhia da primeira mulher. A guerra, as privações, os campos de refugiados e .... a sua paixão pelos tractores. O título do livro é, precisamente, o da obra que Nikolai, ele próprio, vai escrevendo.
O livro ganhou o Bollinger Everyman Wodehouse Prize e foi nomeado, em 2005, para o Orange Prize e para o Booker Prize. A edição portuguesa, traduzida por Isabel Alves, é da Civilização, de Março de 2006.
Boas leituras !
Em Março de 2007 sairá em Inglaterra o novo livro da autora : Two Caravans

tags:

segismundoquê? às 12:12
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Jest N. Wielu a 23 de Junho de 2008 às 17:50
/que têm a ver com a vida de duas gerações completamante diferentes de emigrantes de leste no Reino Unido/
Têm a ver com dois gerações de ucranianos, para ser preciso.

/vida de um velho engenheiro de origem ucraniana/
não é de origem ucraniana, mas ucraniano, ele nasceu na Ucrânia, etc.


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30