Domingo, 25 de Fevereiro de 2007
Sábado
Excelente romance de Ian McEwan, de quem já tinha lido os anteriores “Amesterdão” e “Expiação”.
O livro descreve-nos detalhadamente um dia da vida do personagem central, Henry Perowne. Trata-se de um sábado, 15 de Fevereiro de 2003, data da realização de uma enorme manifestação em Londres, contra a invasão (então eminente) do Iraque.
Henry é um experiente e conceituado neurocirurgião, casado com uma advogada e pai de uma jovem que vai editar o seu primeiro livro de poesia, e de um rapaz que toca numa banda de blues. Ao mesmo tempo que vamos acompanhando o sábado de Henry e as suas “peripécias”, são-nos também propostos vários temas de reflexão quer de cariz social (a guerra, o terrorismo, a violência urbana) quer de ordem mais intimista (o amor, o relacionamento entre familiares, o envelhecimento, etc).
McEwan tem um estilo de escrita bastante descritivo e elaborado, por vezes de um realismo cruel, mas cativante. Gostei particularmente do capítulo em que relata a visita à mãe, que se encontra num lar de idosos, e da construção da personagem do sogro, um poeta “veterano” que tem uma relação especialmente interessante com  Daisy, a neta que lhe dedica o seu livro de estreia.
O tronco principal da narrativa gira, contudo, à volta da relação entre o médico e Baxter, um jovem violento e nervoso, com quem se cruza em virtude de um pequeno acidente de viação, perto de Tottenham Court Road, quando procura evitar as ruas onde decorre a manifestação, para se dirigir ao ginásio onde um seu colega anestesista o espera para um jogo de squash. De referir , a propósito, a interessante forma como Londres nos é apresentada ao longo do livro, pondo em evidência a mestria do grande escritor que é Ian McEwan.
As situações de ascendente psicológico e as relações de poder entre os dois homens, e as suas cambiantes, com vantagem ora para um lado ora para outro, prendem-nos ao desenvolvimento da história. Vale a pena ler !
Edição da Gradiva, 2005. Tradução de Maria do Carmo Figueira.

tags:

segismundoquê? às 16:26
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30