Terça-feira, 20 de Março de 2007
Há 4 Anos que o Rei vai (O)NU

Faz hoje 4 anos que a ONU deixou de fazer sentido.
Bush, Blair e os seus amigos, desrespeitando completamente a Organização das Nações Unidas, inventando pretensas armas de destruição massiça, manipulando a opinião pública com escribas de serviço e falsificando documentos que lhes foram entregues por inspectores internacionais, invadiram o Iraque.
Trataram, em primeiro lugar, de assegurar o controlo da zona de produção petrolífera. Não é de estranhar, conhecidos que são os interesses estratégicos, comerciais e até pessoais de alguns dos responsáveis políticos nesta área....
Partiram depois para Bagdad, para conseguirem depor o ditador Hussein, aparecendo aos olhos do mundo como os salvadores do país, onde, finalmente, iríam fazer chegar a boa e velha democracia.
Claro que não descobriram o que não podia ser descoberto. Evidentemente, as tais super armas nunca existiram. A propósito, onde param os comentadores portugueses que garantiam que Bush tinha razão e que as armas existiam ? Continuam a comentar? Merecem credibilidade?
E os "novos cruzados", instauraram um regime democrático ? Garantiram um julgamento democrático e civilizado ao ditador Saddam? Restabeleceram a paz ? Evitaram baixas na população e nos exércitos "libertadores" ? Resolveram tudo isto, com a rapidez tantas vezes anunciada?
As respostas são conhecidas e muitos milhões de cidadãos de todo mundo, alertaram para isto e manifestaram a sua indignação na altura adequada. De nada valeu. Os poderosos do mundo estão livres de serem julgados por tribunais internacionais . Isso é só para arraia miúda. A ONU, de facto, tem sido impotente.

Terrorismo diário, guerra civil, mais de mil soldados americanos e mais de dez mil civis iraquianos  mortos... é o balanço de quatro anos deste  novo Vietnam!
Mas os cowboys não aprendem, e quando finalmente retirarem, vão deixar o Iraque num estado muito pior do que estava com Saddam Hussein.
E já andam para aí a falar do Irão e da Coreia.... quem sabe se novas invasões se avizinham ?!
Entretanto, e graças a esta estratégia, os fundamentalistas religiosos, os extremistas e terroristas encontram o seu trabalho de recrutamento bastante facilitado, pelo aumento do ódio anti-americano e anti-ocidental que toda esta situação não pára de gerar. Bin Laden não podia ter melhores aliados.
E todos nós, mesmo os que somos contra este tipo de políticas, sofremos as consequências.

ilustração : Carlos Latuff



segismundoquê? às 22:34
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30