Terça-feira, 17 de Abril de 2007
Elogio do Tratador de Relva

Promover o interesse pelo estudo é um objectivo meritório. Mostrar aos jovens que é bom aprender, que devemos procurar valorizar-nos humana e profissionalmente ao longo da vida, também. Para desempenharmos com competência as nossas funções familiares, sociais, etc. Sejam elas quais forem.

Numa época em que a facilidade "é o que está a dar", o estímulo de atitudes com vista à  valorização pessoal e colectiva, assume um caracter de urgência que deve mobilizar pais e educadores.
Tudo isto, penso eu, devia ser consensual.

Mas não é......
A campanha actualmente em curso nos órgãos de comunicação social em que nos mostram o que seria de alguns famosos treinadores de futebol, estilistas ou jornalistas, parecendo que sim, não tem realmente nada a ver com o que acima escrevi.

Não se apresenta aos jovens o valor do estudo e do empenhamento profissional; estabelece-se, isso sim, uma diferença entre cidadãos pelo simples facto de exercerem profissões diferentes. Como se ser treinador de futebol fosse algo mais importante que ser tratador de relva, ou ser vendedora de jornais menos importante que entrevistadora televisiva..... A lógica que está por trás (subliminar?) desta publicidade é a de que o sucesso tem a ver com a fama. Ser "mediático" é ser melhor, e é para se ser mediático, importante, que se deve estudar. Para fugir a empregos "menos dignos". Queirós tratador de relva seria um pior cidadão que Queirós treinador do Manchester, mesmo que o tratador de relva fizesse competentemente  e com gosto o seu trabalho....esta é a mensagem. E não sei se será ingénua. Concerteza, errada e perigosa. Mais a mais numa altura em que já começa a parecer normal, até aos mais altos níveis, usar títulos académicos ou profissionais sem os ter, utilizar expedientes vários para atingir objectivos obscuros, etc. Um país de "engenheiros da mula russa " é o que é....


tags:

segismundoquê? às 22:59
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30