Quarta-feira, 13 de Junho de 2007
A Responsabilidade das Religiões

"... não restam dúvidas que a fé religiosa continua a ser uma fonte permanente de conflito entre os seres humanos... continua a ser um tabu criticar a fé religiosa na nossa sociedade...aquilo que temos de melhor (a razão e a honestidade intelectual) tem de permanecer escondido, por medo de ofender alguém."
Eis algumas afirmações de Sam Harris no posfácio (Maio de 2005) do seu livro "O Fim da Fé- Religião, Terrorismo e o Futuro da Razão".

É uma obra muito interessante, que causou grandes polémicas nos Estados Unidos, por alturas da sua edição em 2004.
O livro surge na sequência dos acontecimentos de 11 de Setembro e é uma reflexão aprofundada e bastante fundamentada, sobre a forma como a fé (dos fundamentalistas e não só) tem contribuido decisivamente para o estado em que a Humanidade se encontra. E de como ela é usualmente aceite como assunto indiscutível. Sam Harris é formado em Filosofia (Univ. de Stanford) e estuda há largos anos as religiões ocidentais e orientais.
O livro apresenta uma estrutura em que são abordadas, em primeiro lugar, as questões teóricas relacionadas com as crenças e depois parte para análises histórico-filosóficas das grandes religiões (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) e das barbáries prepetradas à sua sombra. A Inquisição, o Holocausto, a Jihad.....
Refere-se também ao extremismo religioso actualmente no poder nos Estados Unidos e à sua importância na cena internacional contemporânea. Na parte final centra-se mais nas questões ligadas à Ética, à Felicidade e à Meditação e na crítica ao Relativismo e ao Politicamente Correcto.

Vale a pena ler. O tema é actual. E vai continuar a sê-lo. Cada vez mais....

 

Tradução de Pedro Serras Pereira; Ed. Tinta da China, Março 2007


tags:

segismundoquê? às 21:49
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Ana Claudia Saraiva a 20 de Junho de 2007 às 16:20
Sem dúvida, quando o homem em nome de uma religião se transforma num Ser irracional, matando, violando os direitos dos outros, etc., desce à condição de "besta" . Na base da nossa fé em Deus, deve estar a razão e o racionalismo .


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30