Sexta-feira, 15 de Junho de 2007
Contra a Indiferença e a Intolerância

Fernando Nobre é um médico português, fundador, em 1984,da Assistência Médica Internacional (AMI), organização não governamental com missões humanitárias realizadas em quase 60 países.

Este livro é uma colectânea de textos relativos a intervenções de Fernando Nobre em conferências nos últimos dez anos e a trabalhos publicados no AMI Notícias.

O autor é um homem do terreno e tem uma visão lúcida e não alinhada acerca do estado do mundo e das causas para o aumento das diferenças entre pobres e ricos a que assistimos. Numa época em que é o próprio sistema (globalização financeira ultra-liberal) que hipócritamente dá assistência às vítimas causadas pela sua desumanidade, utilizando os mesmos aviões para bombardear e para,logo de seguida, entregar alimentos, é reconfortante saber que ainda há quem defenda os valores da solidariedade e da cidadania global de forma independente, mas extremamente concreta e actuante. A AMI e o dr. Fernando Nobre estão "a milhas" das pseudo solidariedades que hoje em dia estão na moda e que arregimentam as "tias" do jet set, interessadas na sua caridadezinha e na promoção da sua imagem.

O livro é, de facto, um grito lancinante contra a manutenção desta situação em que o planeta é controlado pelos interesses de grandes grupos económicos sem rosto que fazem o que querem dos políticos (garantindo-lhes emprego quando abandonarem o poder) e pelos ditames de organismos não democráticos (Banco Mundial, FMI, etc) que põem e dispõem na cena internacional, endeusando o mercado sem regras e o salve-se quem puder. É também uma denúncia das cumplicidades estabelecidas entre os poderosos do Norte e os corruptos ditadores de muitos países do Sul que usufruem dos apoios pretensamente dirigidos aos seus povos, em proveito pessoal e das suas "cortes".

Opiniões desassombradas e sem medo do politicamente correcto. Uma leitura urgente!

Ed. Temas e Debates; Maio 2007


tags:

segismundoquê? às 11:47
link do post | comentar | favorito

8 comentários:
De cacto a 20 de Junho de 2007 às 15:14
o meu caro engana-se quando afirma que o Dr. Fernando Nobre e a Ami estão longe da caridadezinha das "tias". Abro aqui um à parte para referir o escandoloso exemplo de Margarida Pinto Correia, agora Represas e a "sua" Casa do Gil. Os gastos em publicidade com a sua cara terão excedido em muito os custos da "Casa", um palacete tão ao gosto das "tias".
Bom, mas dizia eu que o Dr. Fernando Nobre sempre foi ávido da exibição da sua "caridade" algumas vezes ajudado na RTP pelo seu intocável primo Barata-Feyo. Disso são testemunhas jornalistas por tentativas de intromissão descarada no seu trabalho. O doutor fez-se sempre acompanhar de equipas de TV, algumas enviadas pelo primo, nas suas missões caridosas, desbaratando desse modo recursos importantes. A capa do livro é um claro testemunho da sede de notariedade deste personagem, o que não quer dizer que o seu trabalho não seja válido. O meu comentário apenas salienta a dimensão mesquinha do ego de um homem que afinal até tem o mérito de salvar vidas. E, afinal de contas, se continuar a salvá-las, o pecadilho não será exagerado. Mas não esteja para aí a fabricar um santo. Até este papa teve que morrer primeiro...


De Ana a 18 de Julho de 2007 às 15:04
Dar e trabalhar para os outros como o Dr. Fernando Nobre é difícil. Falar e insultar é muito mais fácil. Deus saberá dar a recompensa devida. Obrigada Dr. Fernando Nobre pelo exemplo.


De Mia a 28 de Outubro de 2007 às 22:04
Como você está enganado cacto...Mas a facilidade em julgar os outros é bem portuguesa.. Não faz a menor ideia de quem é Fernando Nobre! Tenho a honra de o conhecer pessoalmente. Sou mais honradamente portuguesa por existir um Fernando Nobre!! MAS enfim..." os cães ladram e a caravana passa.."..


De Isabel Nobre a 14 de Maio de 2008 às 12:16
Espanta-me a sua falta de conhecimento e no entanto convicto do que diz sem sequer se identificar.
Passo a explicar.. Barata-Feyo não é primo do Dr.Fernando Nobre, quando se conheceram o Dr.Fernando era medico cirurgião e urologista para alem de fazer parte dos medicos sem fronteiras na belgica. O que foi noticia foi o facto de haver um medico portugues nos médicos sem fronteiras, e foi aí que ambos se conheceram, Barata Feyo teve conhecimento desse facto e decidiu fazer uma reportagem em 1983, terminando com uma ultima pergunta "já pensou na hipotese de criar uma ONG em Portugal?" e foi isso que lançou e motivou a criação da AMI, baseada nos melhores valores e convicções. Falhas haverá sempre, mas é mais facil criticar do que fazer isso é certo!


De Pedro a 19 de Agosto de 2008 às 11:23
Ao contrário do Dr. Fernando Nobre e porque eu não lhe chego aos calcanhares (na verdadeira ascensão da expressão), não consigo resistir ao insulto; 'ó Cacto vai-te encher de moscas'.
Gente pequena que pensa pequeno e ainda para mais invejosa, não existe gente pior. Sem que ando um ano atrasado, mas só hoje "passei" por aqui.


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30